sexta-feira, 25 de setembro de 2009

What way should I go?


Essa semana conversei com uns amigos sobre algo muito normal e que todos nós pensamos. "Qual é o nosso objectivo?" , "Que caminho a seguir?"


Esse tipo de pensamento normalmente aparece quando atingimos os 18 anos de idade. Bem algumas pessoas vivem 20 ou 30 e continuam sem pensar nisso, mas enfim. .

Muitas pessoas não têm um objectivo em concreto. Não tem aquela linha de chegada, aquele topo da montanha. Alguns somente dizem ” Eu quero sair daqui” Ou “Quero ser livre”.


Livre? O ser humano pode ser livre? Tem esse privilegio? O que é ser livre? Não ter que pedir autorização para a mamãe ou o papai para que se possa sair? Ser livre é simplesmente mudar de país, porque possivelmente o país que nos encontramos esteja uma merda? Mas e se o proximo que você for também estiver? E o proximo? E o proximo? E por ai em diante.


Esse tipo de pensamento não vai te levar a lugar nenhum! O ser humano não pode ser livre. O pássaro pode ser livre, pode voar para onde quiser, pode fazer o que quiser. O ser humano não, ja que está sujeito a normas que a propria sociedade nos impõem. Se trabalhas, tens um horario para que possas chegar. Se és o chefe, tens conta para pagar. Ser livre não pode ser um objectivo, pois a liberdade não existe.


Eu mesmo, pareço tão seguro de mim mesmo, tão otimista. Porém tenho medos, tenho meus momentos de incerteza. Posso estar fazendo errado, posso não está no lugar certo, posso não ter sucesso profissionalmente, posso me tornar num vagabundo frustrado bebendo todos os dias no boteco(taberna) mais perto!


Quando esses pensamentos pessimistas invadem a minha e possivelmente a sua cabeça, a unica solução é respirar fundo, beber um copo de aguardente, molhar a cabeça e se olhar no espelho. Em seguida fechar os olhos e procurar aquele grito (que eu ja citei em outro texto) de “vou conseguir porra!”.


Não podemos ter medo de sonhar. Medo de o que desejamos possa ser ridiculo para outros, ou ser demasiado dificil. Podemos ouvir “Estas louco”. Mas dane-se, é bom ser louco, e é com essa loucura que temos que nos guiar, com essa ousadia que nos caracteriza, nós sonhadores.


E se escolhermos o caminho equivocado, sempre há tempo de reiniciar, é só ter vontade e determinação. O que não podemos é ficar parados, sem experimentar um dos caminhos.

2 comentários:

  1. Ser livre é podermos fazer o que quisermos, quando e como quisermos. Estamos presos à sociedade, ela impõe-nos limites. Os pássaros já não são livres, pois os humanos limitaram o seu espaço e a sua quantidade.

    Digo que nunca fomos nem nunca seremos livres. Há e sempre houveram limites. Se há limites, não há liberdade!

    A actual liberdade é ilusão...

    ResponderExcluir
  2. acho que temos sempre de ver a experiência como uma coisa boa e não ter medo disso. apesar disso, ter medo é bom. vivemos o momento com mais intensidade e o medo acaba (quase) sempre por ser superado. gostei imenso do texto e da maneira como falas do sonho e do nosso futuro.

    ResponderExcluir