terça-feira, 6 de julho de 2010

Medo?

Medo. Um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, muitas vezes por se sentir ameaçado, fisicamente ou psicologicamente.
O medo pode provocar reacções físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc.
A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o individuo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objecto que lhe causa medo. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e o mínimo, uma leve ansiedade. O medo também pode se transformar em uma doença (a fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico.



Assim que, todos nós temos medo, em alguma escala, mas temos. Nunca sentiu aquele leve frio na barriga na véspera de algum dia importante? Eu quando tenho medo recebo uma enorme carga de nervosismo que provoca muitas vezes uma dor de barriga imensa que faz com que eu permaneça grande parte dos meus minutos sentado numa privada. (?) Mas pronto isso sou eu, essa é a maneira que o meu corpo encontrou para liberar a tensão acumulada pelo medo, porque o próximo passo e o mais importante, independentemente da maneira que lidamos com as reacções no corpo provocadas por esse medo é, enfrenta-lo.

Um comentário:

  1. A melhor alternativa é enfrentá-lo para que ele não te enfrente mais

    ResponderExcluir